O Grupo de Pesquisa HISTCULT - Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos centra suas atividades na produção de conhecimento mediante de pesquisas teóricas e aplicadas (DAMIANI et al., 2013; CASTRO, 2021), realizando investigações educacionais abrangendo cinco Linhas de Pesquisa.
Educação e Psicologia Histórico-Cultural: Estudos aprofundados das origens, dos desdobramentos e do que há de mais atual relacionado à Teoria Histórico-Cultural, tomando como referência basilar as obras de Lev S. Vygotsky, Alexey Leontiev, Alexander R. Luria, Vasilii Davidov, Danill Elkonin e pós-vygostkianos contemporâneos. Parte das leituras dos seis Tomos das Obras Escogidas de Vygotsky, perpassa as produções mais representativas com base nessa perspectiva teórica ao longo do Século XX e busca interlocução com o que vem sendo produzido de mais atual, local, nacional e internacionalmente (SELAU; CASTRO, 2015).
Formação inicial e continuada de professores: Centrada tanto nos processos formativos iniciais como continuados de professores, bem como na análise sobre resultados da aplicação de didáticas inovadoras, estratégias e técnicas de ensino em colaboração (DAMIANI, 2008) com as escolas da Educação Básica, com ênfase na formação pela e para a pesquisa e focada, especialmente, em aspectos educacionais histórico-culturais da Amazônia Legal brasileira. Pesquisa vinculadas a esta linha vêm sendo desenvolvidas, em sua maioria, em municípios do estado de Rondônia.
Pesquisas do tipo intervenção pedagógica: Investigações no campo educacional baseadas nos pressupostos de Damiani et al. (2013), que apregoam a relevância da realização de ações inovadoras em educação – as intervenções pedagógicas –, produzindo conhecimento a partir de práticas pedagógicas que intencionam contribuir (melhorar/aprimorar) com contextos e situações educacionais específicos, planejando as intervenções, implementando-as e avaliando essas intervenções ao final, utilizando metodologias clássicas e atuais de pesquisa em Educação e Psicologia. Tem como fortes características o caráter interdisciplinar e a versatilidade de aplicação em variados contextos e níveis educacionais, de acordo com cada diagnóstico e potencial vislumbrados (CASTRO, 2021).
Prática pedagógica e desenvolvimento humano: Investigações sobre práticas pedagógicas, desenvolvimento humano e suas relações. Abrange desde aspectos clássicos das Ciências da Educação para a atuação do professor, seja na Educação Básica como no Ensino Superior, até métodos e estratégias inovadores visando ao desenvolvimento intelectual e cultural de estudantes na educação formal. Parte-se das premissas vygotskianas de que o bom ensino é aquele que antecede o desenvolvimento e que a aprendizagem produz desenvolvimento (VYGOTSKY, 1934/1982; VYGOTSKI, 1931/1995).
Educação e Tecnologias Emergentes: Linha que agrega pesquisas voltadas ao estudo da relação educação e tecnologias emergentes, sem perder de vista as condições materiais de escolas, professores, estudantes e famílias para a sua efetivação e aspectos culturais que permeiam essa relação. O conceito de Tecnologias Emergentes vem sendo adotado pelo Grupo de Pesquisa HISTCULT a partir de Castro (2020, p. 86), "principalmente, por seu caráter histórico e atemporal, superando outras conceituações como Novas Tecnologias (NTIC), Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais Virtuais (TDV). Uma tecnologia será emergente em seu tempo e será nova somente naquele tempo. As tecnologias típicas do século XXI possuem características que vão muito além de informar e comunicar. Os usuários de smartphones conectados podem realizar uma série quase inimaginável de atividades com o aparelho em mãos. Muitas dessas atividades levam ao encontro o virtual e o real, em tempos variáveis, espaços distintos, multimodais e multimídias".
Este GP dissemina seus achados mediante a publicação de artigos em periódicos, em livros e capítulos de livros, em apresentações em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, em palestras e conferências e em Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias, Teses Dissertações. Os pesquisadores deste GP estarão em constante busca por financiamentos e apoios institucionais em agências de fomento nacionais e internacionais, públicas e privadas, primando pelo incentivo à pesquisa e à formação de jovens pesquisadores locais.
Desde de 2021, vem adotando a abordagem dialética de dados em suas pesquisas de mestrado e doutorado, tomando como base o trabalho de Asbahr (2011), mas desenvolvendo, a partir da pesquisa desta autora, uma organização metodológica própria do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR (CASTRO, no prelo). Organização metodológica que vem sendo referendada por bancas examinadores de mestrado e de doutorando, e reconhecida pelos periódicos científicos no momento em que os artigos baseados nessas pesquisas são avaliados e publicados.
Referências:
ASBAHR, Flávia S. F. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. 2011. 219f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
CASTRO, Rafael F. de. Intervenções Pedagógicas: formação pela pesquisa de Sul a Norte do Brasil. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 11, p. 01-16, e020125, 2021.
CASTRO, Rafael F. de. O método dialético em pesquisas educacionais: contribuições para investigações histórico-culturais. Atos de pesquisa em Educação, no prelo.
CASTRO, Rafael F. de. Tecnologias Emergentes e Formação de Professores: o que as grades curriculares de cursos de Pedagogia sinalizam? Múltiplos Olhares sobre a Formação de Professores no Brasil. (Orgs.) SILVA, Marijâne S.; PEDROSA, Neide B.; ISOBE, Rogéria M. R. Porto Velho: EDUFRO, 2020.
DAMIANI, Magda F.; ROCHEFORT, Renato S.; CASTRO, Rafael F.; DARIZ, Marion R. e PINHEIRO, Silvia S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, 45(1), pp. 57-67, 2013.
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, v. 31, p. 213-230, 2008.
SELAU, Bento; CASTRO, Rafael F de. Cultural-historical approach: educational research in different contexts. Orgs. Bento Selau, Rafael Fonseca de Castro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas Tomo III (Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores). Madri: Visor, 1931/1995.
VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas Tomo II (Pensamiento Y Lenguaje). Moscú: Editorial Pedagógica, 1934/1982.
Identidade Visual
O Grupo de Pesquisa "Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" decidiu utilizar a sigla HISTCULT com o objetivo facilitar a comunicação, contribuindo para a divulgação de suas ações. O uso da sigla foi acatado em reunião do GP realizada no mês de maio de 2018.
Sua identidade visual foi pensada e desenvolvida a partir da sigla HISTCULT e estão disponíveis versões na vertical e na horizontal, com e sem a imagem da escrita sobre o cérebro, que remete à perspectiva vygotskiana de Pensamento e Palavra.
O uso dos logotipos é indicado aos pesquisadores do GP em comunicações orais, minicursos e palestras em eventos; divulgação em periódicos, sites e banners; apresentações acadêmicas (aulas, defesas, qualificações); e uso em materiais impressos e digitais de comunicação.
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