Livro Educação na Saúde: fundamentos e perspectivas (2023) Este livro estabelece relações entre Educação, Saúde, Trabalho e Sociedade. Do ponto de vista educacional, especificamente, intenciona fornecer contribuições teórico-práticas voltadas a práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da saúde – com uma intencional pluralidade de epistemologias, ideias, métodos, construtos teóricos e sem qualquer amarra ideológica. O livro pode ser acessado gratuitamente pelo link abaixo: Organizadores: |
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Livro Pesquisa educacional na Região Norte do Brasil: cenários e debates emergentes (2023) A presente obra se organiza a partir do trabalho do coletivo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E seu conteúdo é fruto de estudos e investigações originados nesse programa somados a estudos e investigações de colegas docentes que desenvolvem pesquisa educacional em outros estados que constituem a Região Norte e parte da Amazônia Brasileira. O livro pode ser acessado gratuitamente pelo link abaixo: Organizadores: |
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Dossiê Temático “Educação integral: contribuições para pensar escola e sociedade” (2021) O Dossiê Temático “Educação integral: contribuições para pensar escola e sociedade”, organizado pelos Professores Rafael Fonseca de Castro, Rosângela de Fátima Cavalcanti França e Antônio Carlos Maciel, do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da UNIR, foi uma das 4 propostas vencedoras, entre 13 inscritas, de edital para publicação de seções temáticas aberto pela Revista Roteiro (UNOESC - Qualis A2) em 2019. Após dois anos de trabalho articulado entre grupos de pesquisa, o Dossiê foi publicado no mês de abril de 2021. Os objetivos do deste coletivo de pesquisas são: promover o debate acadêmico acerca da Educação Integral como forma de contribuir para pensar escola e sociedade no século XXI; fomentar discussões sobre concepções, vertentes teóricas, metodologias, possibilidades pedagógicas, gestão educacional, políticas públicas e investigações empíricas no campo da Educação Integral e; divulgar pesquisas desenvolvidas em colaboração no Brasil e fora do país. Para tal, estão envolvidos 23 pesquisadores, de dez Instituições de Ensino Superior (IES), abrangendo quatro regiões e sete estados do Brasil, além de pesquisadores de Portugal e Cuba. O Prof. Rafael Castro, idealizador da coletânea, explica que “era um edital bastante exigente da Revista Roteiro, mas todos os requisitos foram contemplados na proposta inicial e a versão final do Dossiê ficou bastante rica e diversa, trazendo contribuições para efetivamente pensar escola e sociedade no âmbito da Educação Integral”. Rafael complementa que, “além dos artigos, o Dossiê também traz uma entrevista com o Prof. Dr. José Luís Sanfelice da UNICAMP (in memoriam) e uma Resenha de livro sobre a temática que centraliza a seção temática”. Para além da comunicação das pesquisas mencionadas, este Dossiê nasce e se desenvolve da intensa colaboração interinstitucional e da valorização de jovens pesquisadores na área da Educação, mediante a publicação de artigos que congregam estudiosos experientes com esses jovens pesquisadores, fazendo valer a premissa fundamental dos programas de pós-graduação Stricto sensu do país: formação pela e para a pesquisa. O link para acessar a publicação do Dossiê na íntegra é: Organizadores:
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Dossiê Temático Formação e Prática Pedagógica em tempo de COVID-19: o que estamos fazendo? Percepções desde a Amazônia Legal (2021)
O Prof. Rafael Fonseca de Castro (professor do Departamento de Ciências da Educação de Porto Velho e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIR), idealizador e organizador do Dossiê, explica que “a ideia inicial era divulgar alguns relatos de experiência de professores da Educação Básica de municípios de Rondônia, tendo em vista os grandes impactos sofridos por esses profissionais desde o início das medidas de enfrentamento da pandemia nas escolas”. Mas o contato com pesquisadores colaboradores de outras universidades acabou trazendo uma dimensão bem maior e que se tornou, inclusive, um projeto de pesquisa (de mesmo nome) institucionalizado na UNIR. A publicação no periódico científico Revista Educar Mais, em formato de Dossiê Temático, apresenta resultados de dez pesquisas, todas desenvolvidas com dados empíricos, tratando de situações concretas e contextos específicos educacionais locais, marcados de variadas formas pela pandemia e observados sob diferentes olhares. Trata-se de uma coletânea que contempla estudos nos estados do Acre, do Amazonas, do Pará, de Rondônia e do Tocantins e que está caracterizada pela pluralidade de ideias e pela liberdade de seus autores na adoção de referenciais teóricos, tornando mais rica a interpretação dos cenários investigados. Para o Professor Rafael, “essa publicação apresenta um pouco do que está acontecendo nas escolas e na universidade nesses tempos de pandemia, mas muitos outros estudos são necessários para que possamos compreender melhor o que estamos fazendo, como lidar com os impactos provocados pela pandemia e vislumbrar cenários pós-pandemia, refletindo em ações que levem em consideração a realidade dos estudantes, de suas famílias e dos professores”. O dossiê pode ser acesso na íntegra pelo link abaixo: Organizadores:
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Livro Estratégia em Saúde da Família: Educação e Produção de Conhecimento para a Atenção Primária à Saúde no estado de Rondônia (2020) A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) faz parte da Rede PROFSAÚDE desde a sua primeira turma, constituindo-se em importante instituição formadora de profissionais de saúde para atuarem na Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Região Norte do país. Por meio de seu corpo docente interdisciplinar (professores de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação), vem orientando pesquisas fortemente baseadas na relação ensino-serviço, no intuito de produzir conhecimento a partir das diferentes realidades dos serviços de saúde que constituem o SUS. Este livro apresenta resultados dessas pesquisas, materializados em recortes de Dissertações que apresentam importantes contribuições para a Atenção Primária à Saúde (APS) no estado de Rondônia ao longo de seis capítulos que tratam de diferentes temáticas e ações no âmbito da Saúde da Família. Publicado em 2020 pela Editora Strico Sensu, a obra com o Prefácio de Carla Pacheco Teixeira (Coordenadora Executiva Nacional do Profsaúde) e Maria Cristina Rodrigues Guilam (Coordenadora Acadêmica Nacional do Profsaúde), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Rio) e com a Apresentação do Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro da UNIR. Ao todo, entre professores-pesquisadores e mestrandos e mestres formados pelo curso atuantes na saúde, a obra conta com um conjunto interdisciplinar de 23 autores, abrangendo diversos municípios do estado de Rondônia. A obra se revela importante no sentido de divulgar o esforço que vem sendo empreendido no sentido de estabeler relações entre gestão, atenção e educação na saúde no âmbito das equipes de Estratégia em Saúde da Família, produzindo diálogo entre o que é produzido na universidade e as práticas cotidianas do Sistema Único de Saúde. O livro pode ser acessado gratuitamente pelo link abaixo: Organizadores:
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Livro Cultural-Historical Approach: Educational research in different contexts (2015)
O projeto de produção do livro Cultural-historical approach: educational research in different contexts é uma iniciativa dos professors/pesquisadores Bento Selau e Rafael Fonseca de Castro e visa a integrar - “fazer conversar” -diferentes pesquisadores ligados à Teoria Histórico-Cultural (conhecida internacionalmente como como Cultural-Historical Ativiy Theory). Bento (Unipampa) e Rafael (UFPel/UNIR), Professores Doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, então orientados pela Prof. Magda Damiani (UFPel), vêm realizando pesquisas na área da Educação com base na Teoria Histórico-Cultural, idealizada no início do século XX, na então União Soviética. Essa corrente teórica é mundialmente conhecida e destaca-se em projetos educacionais nos mais diversos níveis e áreas do conhecimento. A ideia de construção do livro tem o objetivo de promover seu potencial, por meio da divulgação de estudos realizados nos mais variados contextos, em diversos países do mundo, apresentando resultados de pesquisas desde a educação infantil, passando por anos iniciais e ensino médio, até o ensino universitário e de adultos. Mais do que isso, a publicação deste livro apresenta o firme propósito de divulgar estudos realizados a partir de contextos educacionais concretos, como retorno ao investimento logístico e financeiro, público e privado, na pesquisa em educação, como uma resposta à sociedade que, indiretamente, é financiadora de projetos deste tipo – fugindo de elucubrações teóricas e academicistas sem compromisso social. O livro foi produzido com a participação de pesquisadores colaboradores de 16 países: Alemanha, África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Lituânia, Grécia, Inglaterra, Itália, Rússia, Sérvia e Zimbábue. A obra, construída ao longo de dois anos e meio, teve o apoio da FAPERGS/CAPES, após vencer concorrência com mais de cem propostas, no ano de 2012, entre todas as áreas do conhecimento de universidades brasileiras.
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