PROGRAMA DE PESQUISA "EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: INVESTIGAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DE PROCESSOS EDUCATIVOS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL" | Portaria n.º 70/2019/PROPESQ/UNIR
As investigações, agora institucionalizadas junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação em Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), tiveram início em fevereiro de 2017 e, desde então, vem reunindo professores universitários e da Educação Básica e estudantes de graduação e de pós-graduação Stricto sensu entre seus membros ativos. A partir de novembro de 2019, todos os Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa HISTCULT estarão vinculados a este Programa de Pesquisa, institucionalizado mediante a Portaria Nº 70/2019/PROPESQ/UNIR, idealizado e coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro.
O Programa se constitui mediante estudos aprofundados das origens, dos desdobramentos e do que há de mais atual relacionado à Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT), tomando como referência basilar as obras de Lev S. Vygotsky, Alexey Leontiev, Alexander R. Luria, Vasilii Davidov e pós-vygostkianos contemporâneos. Parte das leituras dos seis Tomos das Obras Escogidas de Vygotsky, perpassa as produções mais representativas com base nessa perspectiva teórica ao longo do Século XX e busca interlocução com o que vem sendo produzido de mais atual, local, nacional e internacionalmente.
Tendo a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica, congrega Projetos de Pesquisa teórica e/ou aplicada, de abordagem qualitativa como, também, quantitativa, investigações em diferentes tipos de pesquisa se utilizando de variados instrumentos de coleta e diferentes tipos de análises de dados, com maior ênfase na análise textual discursiva, como preconizado por Roque Moraes (MORAES, 2003).
Os resultados e impactos esperados pelos Projetos de Pesquisa vinculados a este Programa de Pesquisa são:
- Formação inicial e continuada de professores da Educação Básica pela relação ensino-pesquisa.
- Publicações em periódicos com avaliação Qualis na área da Educação, Ensino, Psicologia, Linguística e Saúde Coletiva.
- Apresentações de trabalhos e publicação em anais de eventos nas áreas da Educação, da Psicologia, da Linguística e da Saúde Coletiva.
- Desenvolvimento e efetivação de Projetos de Iniciação Científica.
- Publicação de livros, capítulos de livros e Dossiês sobre temáticas relacionadas às diretrizes deste Programa.
- Pesquisas de Mestrado e Doutorado em Educação e de Mestrado em Psicologia e em Saúde da Família.
- Pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e outras licenciaturas.
- Formação de graduandas e mestrandas em pesquisa educacional.
- Submissão de Projetos de Pesquisa a Agências de Fomento diversas.
- Ministração de palestras e capacitações relacionadas aos marcos teórico-metodológicos deste Programa.
PROJETO DE PESQUISA "Formação docente e uso pedagógico de tecnologias móveis no Ensino Médio: uma investigação histórico-cultural em Porto Velho/RO" | Ciclos PIBIC 2022-2023 e 2023-2024
O objetivo deste projeto é investigar aspectos relacionados à formação (inicial e continuada) e à prática de professores de Ensino Médio do município de Porto Velho no que se refere às possibilidades de uso pedagógico de tecnologias móveis na Educação Escolar.
Até que ponto estamos efetivamente formando professores com domínio para fazerem uso pedagógico de tecnologias em suas práticas pedagógicas? Qual a percepção desses professores sobre seus processos formativos e sobre suas aulas mediante as possibilidades pedagógicas propiciadas, em particular, pelas tecnologias móveis? No intuito de buscar elementos para responder a esses e outros questionamentos, propõe-se uma investigação de abordagem dialética junto a todos os professores do Ensino Médio do município, por meio da aplicação de questionário misto eletrônico em todas as 34 escolas urbanas que ofertam turmas de Ensino Médio em Porto Velho.
A opção por esta etapa educacional se justifica pelo maior uso de smartphones entre adolescentes e o percurso investigativo está estruturado para ocorrer em três regiões do município, mediante o desenvolvimento de três Planos de Trabalho PIBIC no primeiro ciclo e dois no segundo, abrangendo todos os bairros do município. O presente projeto conta com a ciência e o apoio institucional da Coordenação Regional de Educação de Porto Velho (CRE-PVH) da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (SEDUC/RO). Baseia-se, teórica e metodologicamente, na Teoria Histórico-Cultural e adotará o conceito de Tecnologias Emergentes em suas análises. Ao final, espera-se descortinar as possíveis contradições existentes quanto ao uso de tecnologias móveis na Educação Escolar e realizar contribuições consistentes e relevantes, relacionadas aos processos formativos e à prática docente. Assim, pretende-se fornecer informações que possam sustentar revisões curriculares, projetos de formação continuada, bem como estimular ações educacionais inovadoras mediante o uso de tecnologias móveis voltado ao ensino dos conteúdos escolares, aproximando a escola do cotidiano dos adolescentes e contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual.
No Ciclo 2022-2023, mediante três Planos de Trabalho, sendo dois deles com direito à bolsa CNPq e um voluntário, foram alcançados 385 professores e 29 escolas urbanas de Ensino Médio de Porto Velho pelas acadêmicas de Pedagogia, Campus Porto Velho, Creane Franco dos Santos, Fabíola Almeida da Silva e Joyne Rayene Laborda da Luz.
Para o Ciclo 2022-2023, a meta é alcançar as 34 escolas previstas e se aproximar do número de 700 professores respondentes ao questionário misto sobre formação e uso pedagógico de tecnologias móveis em Porto Velho. Para tal, serão destinadas duas bolsas CNPq a acadêmicas de Pedagogia, Alexandria Coutinho Marques e Janaína Oliveira Paim, mediante dois Planos de Trabalho, respectivamente: "Formação docente e uso pedagógico de tecnologias móveis no Ensino Médio por professores de escolas urbanas – Zona Leste de Porto Velho/RO" e "Formação docente e uso pedagógico de tecnologias móveis no Ensino Médio por professores de escolas urbanas – Zona Sul/Centro de Porto Velho/RO"
PROJETO DE PESQUISA "Posse, acesso e uso pedagógico de tecnologias móveis por professores e estudantes do Ensino Médio na Amazônia Ocidental" (2021-2023) | Portaria n.º 53/2021/PROPESQ/UNIR
A presente pesquisa objetiva coletar dados sobre a posse, o acesso e o uso pedagógico de tecnologias móveis por professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas dos municípios de Porto Velho, estado de Rondônia, e Humaitá, estado do Amazonas (outros municípios poderão ser incluídos no decorrer do projeto). Na propalada “sociedade do conhecimento”, quem realmente tem acesso a dados, à informação e a conhecimento? Quem tem acesso à internet? Quem faz uso crítico e consciente das informações que acessa? Em que medida escolas e professores têm adotado tecnologias móveis como instrumentos didáticos em suas práticas pedagógicas? Fazem-se necessários estudos relacionados às desigualdades, às práticas sociais permeadas pelas tecnologias e ao fazer pedagógico mediante o seu uso.
Para tal, serão aplicados questionários mistos a professores e estudantes de escolas de Humaitá ofertantes de turmas de Ensino Médio que aceitarem participar da pesquisa. Os questionários serão aplicados por pesquisadores voluntários e bolsistas PIBIC vinculados ao Grupo de Pesquisa HISTCULT da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tão logo o ensino presencial seja garantido pelas Secretarias de Educação e pelas autoridades dos municípios. Os questionários serão todos aplicados em formato digital, sendo os resultados sistematizados em planilhas eletrônicas e as respostas às questões abertas interpretadas mediante análise textual discursiva. Objetiva-se construir um banco de dados que retrate de forma mais fidedigna o cenário sobre posse, acesso e uso pedagógico de tecnologias móveis em escola da Região da Amazônia Ocidental – para pesquisadores e gestores da Educação pública.
Partimos da hipótese de que a maior parte de professores e estudantes do Ensino Médio possui telefones celulares, acessa aplicativos no dia a dia, mas pouco ou nada utilizam essas ferramentas, e suas possibilidades educacionais, em atividades pedagógicas. Contudo, esta hipótese precisa ser cientificamente evidenciada no sentido de fornecer elementos importantes para contribuir com políticas públicas voltadas à formação de professores e à reestruturação das escolas para que seja possível trabalhar pedagogicamente com esses recursos junto aos estudantes, trabalhando no sentido de intensificar experiências de ensino e de aprendizagem nas escolas públicas, proporcionando que essas experiências sejam cada vez condizentes com a realidade cotidiana das pessoas.
O objetivo geral da pesquisa é contrbuir um banco de dados para, então, poder estabelecer relações teórico-práticas acerca da posse, do acesso e do uso pedagógico de tecnologias móveis por professores e estudantes de Ensino Médio, abrangendo o maior númeoro possível de escolas. Seus objetivo específicos são:
I- Desenvolver questionário misto e planilha de acompanhamento para pesquisas de campo em escolas da Educação Básica;
II- Coletar dados sobre a posse, o acesso e o uso educativo de tecnologias móveis por estudantes do Ensino Médio;
III- Coletar dados sobre a posse, o acesso e o uso pedagógico de tecnologias móveis por professores do Ensino Médio;
IV- Criar banco de dados sobre posse, acesso e uso educacional de tecnologias móveis por estudantes e professores do Ensino Médio;
V- Problematizar acerca dos dados coletados sobre posse, acesso e uso educacional de tecnologias móveis por estudantes e professores do Ensino Médio;
VI- Submeter artigos a periódicos científicos e apresentar trabalhos em eventos da área da Educação acerca dos resultados encontrados e das problematizações empreendidas por meio da referida pesquisa;
VII- Formar jovens pesquisadores nas regiões de Humaitá/AM e Porto Velho/RO para a pesquisa educacional, em especial, para pesquisas de campo de média e larga escala.
PROJETO DE PESQUISA "Formação docente e trabalho pedagógico em tempos de COVID-19: o que estamos fazendo? Percepções desde a Amazônia Legal" (2020-2022) | Portaria n.º 60/2020/PROPESQ/UNIR
A partir da disseminação global do novo corona vírus (COVID-19) em 2020, e de todas as consequências advindas de uma situação de pandemia em todos os setores da sociedade, novas frentes de pesquisa na área da Educação deverão levar em consideração uma série de alterações no fazer pedagógico. Sendo assim, pesquisas educacionais serão direcionadas às especificidades de um contexto complexo com consequências sabidas e outras ainda a se perceber em um futuro próximo ou até em futuras gerações.
Devido às medidas de segurança sanitária impostas para contar a disseminação do COVID-19, entre as mais extremas, o isolamento social, Escolas e universidades foram forçadas a modificar modos e modalidades de ensino. Experiências exitosas e fracassadas vêm sendo implementadas em todo o país, na Educação Básica e no Ensino Superior. Desigualdades foram expostas. Algumas instituições privadas fecharam; outras pressionaram governos pela reabertura dos espaços institucionais físicos. Efeitos psicológicos sobre professores, estudantes e pais (ou responsáveis) foram sentidos. Pais e/ou responsáveis vêm sentindo as mudanças ocasionadas pela alteração do modus operandi das escolas.
O propalado Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implementado em massa por escolas e universidades. Processos formativos foram aligeirados no intuito de “dar conta para não perder o ano letivo”. São inúmeras as problematizações possíveis acerca dos reflexos de uma pandemia global em um sistema de ensino antes frágil e agora ainda mais vulnerável.
Nesse sentido, fazem-se necessárias pesquisas direcionadas a investigar esses e outros fenômenos que permeiam o fazer educacional em tempo de COVID-19, como se propõe o presente projeto, por meio de uma grande rede de colaboração institucional, apreendermos elementos iniciais sobre este contexto de excepcionalidade desde a Amazônia Legal, abrangendo os estados de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará e Tocantins.
Frente a este contexto, o presente projeto de pesquisa objetiva "desenvolver pesquisas em rede, entre estados que compõem a Amazônia Legal brasileira, sobre como estão ocorrendo a formação de professores (inicial e continuada) e as práticas pedagógicas em tempos de pandemia de COVID-19". Entre os objetivos específicos estão:
1- Investigar como estão ocorrendo os processos de formação inicial e continuada de professores, no Ensino Superior e na Educação Básica, respectivamente, frente às novas demandas educacionais em tempos de COVID-19.
2- Conhecer as práticas pedagógicas que estão sendo implementadas por escolas e universidades em meio a medidas de isolamento social e à expansão do ensino mediado por tecnologias;
3- Estabelecer um sistema de colaboração em rede entre Programas de Pós-Graduação e escolas no sentido de compreendermos o que estamos fazendo em relação à formação e à prática educacional em tempos de pandemia;
4- Produzir conhecimento científico em Educação, desde a Amazônia Legal brasileira, sobre contextos educacionais regionais particulares desencadeados pelas restrições impostas durante a pandemia;
5- Capacitar jovens pesquisadores em Educação, com ênfase na compreensão do cenário imposto pela pandemia de COVID-19.
6- Publicar pesquisas científicas na área da Educação sobre o contexto de excepcionalidade imposto às instituições educacionais pela pandemia.
Os lócus de investigação são diversos e variados, abrangendo investigações nos estados de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará e Tocantins. Fazem parte do Projeto 35 pesquisadores, entre professores universitários, mestrandos, doutorando e professores da Educação Básica dos estados envolvidos.
PROJETO DE PESQUISA "Intervenções Pedagógicas em Rondônia: inovação educacional e produção de conhecimento em Educação" (2019-2021) | Portaria n.º 81/2019/PROPESQ/UNIR
A partir de dados de pesquisas e exames nacionais e internacionais, pode-se apreender elementos que servem para analisar a realidade da educação formal brasileira. A apresentação dessas informações é de grande valia para diversos estudos no campo educacional e, por si só, já justificam a realização de Projetos que objetivem contribuir para a superação de um quadro ainda ruim em termos da efetividade do sistema de ensino brasileiro e, consequentemente, da aprendizagem dos nossos estudantes. O problema da Educação, no Brasil, expressa-se em todos os níveis educacionais e é fruto, antes de qualquer coisa, de um sistema que ainda precisa melhorar muito. Diante desse contexto que não pode ser ignorado, é imperativa a necessidade de inovar para melhorar.
A Universidade pública, enquanto agente formador, tem papel fundamental no processo de superação das problemáticas que constituem este contexto. Não apenas enquanto local privilegiado e incumbido de pensar a Educação em todas as suas esferas (gestão, didática, currículo, práticas pedagógicas, concepções de aprendizagem), a Universidade deve propor e intervir junto aos contextos de dificuldades, buscando, cada vez mais, uma interlocução necessária com a Escola Pública brasileira.
Considerando os traços constitutivos do cenário composto pelas práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação no estado de Rondônia, este Projeto de Pesquisa objetiva diagnosticar contextos, planejar, implementar e avaliar intervenções pedagógicas com vistas a aprimorar situações e práticas pedagógicas escolares e produzir conheciment ocientífico em Educação a partir das avaliações dessas intervenções.
A perspectiva de pesquisa do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013) na qual se baseia o presente Projeto, além de almejar produzir conhecimento científico em Educação a partir do diagnóstico, planejamento, intervenção e avaliação de práticas inovadoras, estimula e intensifica a colaboração (DAMIANI, 2008) Universidade/Escola. Trata-se de uma proposta firmemente assentada em três pilares: 1. Desenvolvimento de intervenções pedagógicas inovadoras direcionadas à superação de problemas e/ou ao aprimoramento de contextos educacionais na rede escolar; 2. Produção e disseminação de conhecimento científico em Educação a partir de práticas pedagógicas inovadoras em ambiente escolar; 3. Estímulo e intensificação da relação Universidade/Escola mediante a realização de projetos de intervenção em formato de colaboração institucional.
Investigações do tipo intervenção pedagógica vêm sendo implementadas e avaliadas desde 2017 no âmbito do Grupo de Pesquisa HISTCULT. O presente Projeto de Pesquisa está institucionalizado na UNIR no sentido de sistematizar todas as investigações deste tipo que estão sendo executadas pelo HISTCULT, nos níveis de Graduação e de Mestrado. Fazem parte deste projeto tanto as pesquisas que estão na etapa de planejamento, as que estão iniciando a etapa de implementação, as que já foram implementadas e estão iniciando a etapa de avaliação da intervenção e as que já tiveram a avalição concluída e, agora, estão sendo trabalhadas para a publicação de seus resultados em periódicos CAPES Qualis.
As pesquisas vinculadas a este Projeto serão de caráter qualitativo (GIL, 2010), do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013), utilizando os métodos e perpassando as etapas abaixo:
- Diagnóstico: Aproximação com as escolas;
- Análise Situacional: avaliando as necessidades da(s) escola(s), situações a serem aprimoradas e problemas a serem superados;
- Análise Estratégica: planejamento das intervenções pedagógicas;
- Implementação das intervenções, que podem ser: didáticas inovadoras, mudanças em processos de gestão, capacitação de professores, projetos
escolares etc.;
- Avaliação das intervenções: utilização de instrumentos de coleta e de análise de dados.
Os lócus de investigação serão diversos e variados, abrangendo pesquisas em Porto Velho e também no interior de Rondônia. Um total de 11 investigações, de graduação, mestrado e doutorado estão vinculadas a este Projeto de Pesquisa.
Referências das obras mencionadas:
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, v. 31, p. 213-230, 2008.
DAMIANI, M. F.; CASTRO, Rafael F. de; ROCHEFORD, Renato S.; PINHEIRO, Silvia; DARIZ, Marion R. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas,v.45, n.1, 2014, 22p.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. 200p.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação. Bauru, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.