Publicado em: 13/02/2024 07:37:15
A Obutchénie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica é um periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação e tem como objetivo incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, bem como sobre formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo como aspiração: a) Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica; b) Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.
No número 3 do seu volume 7, a Revista Obutchénie publicou o Dossiê Temático Contribuições da Teoria Histórico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica, organizado pelo Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro, líder do GP HISTCULT UNIR. O Dossiê objetiva divulgar pesquisas relaciondas à formação de professores e à atividade pedagógica que adotem como referencial teórico basilar a Teoria Histórico-Cultural. Ao todo, são dez artigos que compõem o Dossiê, com a contribuição de 23 autores e 21 avaliadores ad hoc, abrangendo grupos de pesquisa e programas de pós-graduação das cinco regiões do país e de 21 diferentes instituições de Educação Superior.
O dossiê foi publicado no final de 2023 e todo o seu conteúdo pode ser conferido em acesso aberto e gratuito pelo link abaixo:
Parabenizamos o Prof. Rafael pela organização do dossiê e desejamos uma ótima leitura aos interessados!
Fonte: https://histcult.unir.br